Justiça Eleitoral reabre cadastro para emissão e regularização do título de eleitor

Serviços foram retomados na terça-feira (3) em todo o país e podem ser solicitados pela internet ou presencialmente nos cartórios eleitorais.

A Justiça Eleitoral reabriu, na terça-feira (3), o cadastro eleitoral em todo o país, permitindo que os cidadãos voltem a solicitar a emissão do primeiro título de eleitor, a regularização de pendências, a atualização de dados pessoais e a transferência de domicílio eleitoral.

O cadastro estava fechado desde 7 de maio, conforme previsto no calendário eleitoral, para a organização e realização das Eleições Gerais de 2026. Com a reabertura, os serviços voltaram a funcionar normalmente.

Os procedimentos podem ser solicitados pela internet, por meio do Autoatendimento Eleitoral, disponível no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou presencialmente nos cartórios e postos de atendimento. A coleta de dados biométricos, no entanto, exige comparecimento presencial.

A Justiça Eleitoral orienta os cidadãos a verificarem sua situação cadastral e regularizarem possíveis pendências. Manter o título em dia é fundamental para o exercício do voto e para a obtenção da certidão de quitação eleitoral, documento exigido em determinados procedimentos administrativos.

Leia também...