Valença: Independência da Bahia conta com desfiles e comemoração no município

Compartilhar

Seguindo o cortejo tradicional, o município de Valença, Baixo Sul, finalizou na manhã do último sábado, 02 de julho, as comemorações oficiais por mais um ano de consolidação da Independência da Bahia.

A comemoração contou com a presença das figuras indígenas, juntamente com os carros do Caboclo e da Cabocla, com a apresentação de diversas secretarias municipais, Tiro de Guerra, Guarda Municipal, Filarmônica 24 de Outubro, a presença de educadores, da APAE, e das modalidades desportivas, além de outras bandas.

Tiro de Guerra. Momentos antes de se iniciar a comemoração

O início foi marcado com a apresentação da Filarmônica de Valença, que foi seguido com o hasteamento das bandeiras. As autoridades militares de segurança entre prefeito, vice-prefeito e presidente da Câmara, foram os responsáveis pelo hasteamento.

Pelas ruas por onde passou, o desfile atraiu centenas de pessoas que, das calçadas e das portas e janelas das suas casas, puderam assistir um belo e organizado evento.

Após terem chegado a Praça da República, todos os blocos se organizaram e foi iniciada uma narrativa. Narrativa essa que conta a história da Independência da Bahia e os esforços os quais o nosso povo passou. O prefeito Jairo Baptista (PP), tomou as rédeas e iniciou um breve discurso. ”Quero agradecer primeiramente pela presença de vocês, e também pela Independência da Bahia. Hoje nós, através do nosso secretário de cultura, providenciamos agora popularizar o 02 de julho”. Em íntegra, o prefeito diz que a data não foi feita pela ”classe a”, mas pelos esforços das mais diversas classes.

As homenagens foram encerradas na Praça da República, onde bandas, como é o caso da Afro Reggae, reverenciaram as memórias dos seus antepassados nas lutas pelo atual legado de liberdade, enquanto outras, Banda Marcial Gentil Paraíso Martins, se expressaram através de músicas, batidas e sinfonias.

Ultimas notícias