Dois possíveis casos de varíola dos macacos são investigados pelo Ministério da Saúde em Santa Catarina e no Ceará. A informação foi confirmada pela Secretaria de Vigilância Sanitária (SVS).
Um terceiro caso suspeito é investigado por autoridades sanitárias do Rio Grande do Sul. Ele, contudo, não foi incluído no balanço da pasta.
Segundo o ministério, os pacientes estão isolados e em recuperação. “A investigação dos casos está em andamento e será feita coleta para análise laboratorial”, resume, em nota.
O Rio Grande do Sul investiga se um homem, que desembarcou em Porto Alegre após retornar de Portugal, no dia último dia 10, pode ter trazido a doença.
O paciente, que não teve o nome identificado, fará exames nesta segunda-feira para confirmar ou não a infecção viral.
O mais recente panorama da Organização Mundial de Saúde (OMS) contabiliza 257 casos de varíola dos macacos em 20 países fora da África. Outros 120 casos suspeitos estão sendo investigados.
A doença já foi identificada em Estados Unidos, Canadá, Austrália, Reino Unido, Portugal, Espanha, Irlanda do Norte, Argentina, Alemanha, Bélgica, França, Holanda, Itália, Suécia, Áustria e Suíça.
Fonte: Metrópoles