Search
Close this search box.

Estudantes dos Institutos Federais de Valença protestam contra cortes de verbas na área da educação

Compartilhar

Na manhã desta quinta (9), estudantes dos Institutos Federais da Bahia e Baiano de Valença, no Baixo Sul da Bahia, realizaram um protesto pelas ruas do centro do município. O movimento teve como foco chamar a atenção para as dificuldades financeiras que as instituições estão sofrendo após cortes nos gastos na área da educação, que estão sendo feito pelo Ministério da Educação.

Manifestação ficou concentrada no Jardim Novo

Os estudantes carregavam cartazes, apitos, instrumentos para batuques e uma faixa que estava destacado “ESTUDANTES EM DEFESA DA EDUCAÇÃO”. De um modo pacífico, o protesto ficou concentrado até o início da tarde na Praça da República, no Jardim Novo da cidade.  

A Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), pulicou nesta quinta (9), uma nota sobre o corte de R$ 220 mi no orçamento determinado as universidades federais feito pelo MEC, destacando que o corte foi necessário para pagamento de outros órgãos.  “Metade dos 7,2% ainda bloqueados, o equivalente à 3,2% do orçamento discricionário, será remanejada para outros órgãos para pagamento de despesas obrigatórias, representando uma perda de mais de R$ 220 milhões em nossos orçamentos”, diz a nota.

Ultimas notícias
810033418147421486