A cidade de Valença, no Baixo Sul, figura entre os 122 municípios com cenário de epidemia de dengue na Bahia. O Estado contabiliza quase 30 mil casos prováveis até o dia 2 de março deste ano, o que corresponde a um aumento de 209,3 % em comparação ao mesmo período do ano anterior.
De acordo com a Vigilância em Saúde de Valença, o município tem 15 casos confirmados de dengue em 2024, 25 casos descartados e 129 sob investigação até esta terça-feira (05).
“Tivemos aumento considerável dos casos suspeitos, tendência que acompanha o cenário nacional e estadual. Infelizmente os fatores climáticos têm se tornado grandes aliados à proliferação do aedes aegypti”, alerta representante do órgão.
Os testes têm sido feitos na rede privada e pública, através dos postos de saúde, e enviados ao Laboratório Central – Lacen.
Ainda segundo a Vigilância, um Grupo de Trabalho da Dengue com a participação do setor público e privado será implantado nesta quarta-feira (6) para traçar medidas de combate à doença no município.
DICAS PARA SE PREVENIR CONTRA A DENGUE
1.Utilize repelente
Passar o produto nas partes do corpo que ficam expostas, como braços e pernas, é uma maneira eficaz de manter os mosquitos afastados da pele.
2. Cubra a maior parte do corpo, quando possível
O Aedes aegypti é atraído pela substância que o corpo humano elimina por meio do suor e da respiração, por isso é importante utilizar roupas que cubram a maior parte do corpo para atenuar esse processo.
3. Elimine focos de água parada
Evite deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
4. Coloque telas em janelas e portas
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
5. Aplique inseticidas e larvicidas
Inseticidas são grandes aliados na prevenção da dengue, pois ajudam a eliminar focos do mosquito em locais abertos e fechados.
FONTE: Jornal Valença Agora