Search
Close this search box.

BH: Bilhetes com ofensas racistas foram deixados em prédio

Compartilhar

Esse é um dos trechos de um bilhete com ofensas racistas que foi deixado em um prédio no bairro Planalto, na Região Norte de Belo Horizonte. A série de ataques teriam sido direcionadas a um funcionário de uma empresa que presta serviços no condomínio. Ele registrou boletim de ocorrência. 

Nessa segunda (25), a Polícia Civil informou que os fatos são apurados. 

O primeiro boletim de ocorrência foi registrado por ele na última quarta (20), quando um funcionário de 25 anos compareceu à base da Polícia Militar junto com o supervisor. Naquele dia, ele contou que, por volta das 8h20, encontrou no setor em que trabalha papéis com as ofensas:

Bilhete deixado no prédio de Belo Horizonte

Um dos bilhetes foi encontrado pelo homem e o outro por uma moradora. Apesar de não conter nome nos papéis, o funcionário achou que poderia ser direcionado a ele, uma vez que costumava trabalhar na limpeza do local. Após o encontro do primeiro bilhete, o funcionário pediu para ser transferido de setor.

No sábado (23), ao voltar ao condomínio para pegar os pertences pessoais e ir até um dos blocos despedir-se de uma moradora, o funcionário encontrou mais duas cartas com mais ofensas. 

Um dos bilhetes encontrado por ele

Os papéis foram encaminhados à administração do prédio e, desta vez, o segundo registro policial foi feito pela síndica e pela diretora da empresa que presta serviços no local. O autor dos ataques ainda não foi identificado.

O que disse o jovem

O jovem que registrou o boletim de ocorrência conversou com a reportagem do G1 Minas. Ele contou que trabalhava no prédio, através da empresa, há cerca de dois meses como auxiliar de serviços gerais.

“Não sei quem escreveu esses bilhetes, fiquei em estado de choque. A pessoa que faz isso não tem humanidade dentro dela. Me chamou de analfabeto, mas trabalho para pagar meu curso de enfermagem”, contou o homem, que pediu para não ser identificado. 

Ele continua trabalhando na empresa, mas foi transferido para outro local.

O que disse a Polícia Civil

“Em relação às denúncias de ofensas racistas no bairro Planalto, em BH, a PCMG instaurou inquérito para apuração dos fatos. Vítimas e testemunhas serão ouvidas nos próximos dias na Delegacia Especializada em Investigação de Crimes de Racismo, Xenofobia, LGBTfobia e Intolerâncias”

O Ministério dos Direitos Humanos mostram que apenas em 2021, 1.016 casos de injúria racial contra pretos e pardos foram denunciados à pasta. Além de serem a maioria das vítimas de discriminação, a população negra é a que mais sofre com o impacto da crise econômica.

Ultimas notícias
810033418147421486