Search
Close this search box.

Bahia: Santa Casa de Valença irá suspender alguns procedimentos eletivos

Compartilhar

Diante da crise financeira do SUS, a Santa Casa de Valença, no Baixo Sul da Bahia, não realizará alguns procedimentos eletivos nesta terça, (19). A suspensão ocorre em apoio à mobilização nacional “Chega de Silêncio”, promovida pela Confederação das Misericórdias do Brasil (CMB) e instituições filantrópicas de todo o país. O movimento tem como objetivo alertar o subfinanciamento do SUS que coloca em risco a continuidade destes serviços nessas unidades de saúde. 

A Santa Casa de Valença, ao aderir a mobilização nacional, não realizará amanhã os procedimentos Eletivos SUS de: raio x, mamografia, exames de laboratório, e cirurgias eletivas gerais. Pacientes agendados para esses procedimentos terão o atendimento reprogramado. Os demais atendimentos e as cirurgias ortopédicas irão ocorrer normalmente.

O impacto da proposta para os hospitais filantrópicos que prestam serviços ao SUS é estimado em R$ 6,3 bilhões. Se não houver políticas imediatas, consistentes, de subsistência para estes hospitais, dificilmente suas portas se manterão abertas e a desassistência da população é fatal.

Ultimas notícias