Search
Close this search box.

Após ficar mais de 24 horas encalhada, baleia passará por eutanásia

Compartilhar

Uma baleia-jubarte que está encalhada há mais de 24 horas em Jaguaruna, no sul de Santa Catarina, passará por eutanásia. Após inúmeras tentativas frustradas de moradores e profissionais de tentar devolver o animal, de 11 metros e 10 a 12 toneladas, ao fundo do mar, a decisão foi tomada por biólogos nesta quinta (06).

Encalhada na praia de Balneário Esplanada, o animal foi visto na manhã da última quarta (05), por um morador. Inúmeras tentativas foram feitas por moradores e profissionais, além de diferentes órgãos, para tentar desencalhar a jubarte.

Segundo a bióloga Karina Groch, do Instituto Australis, o tamanho do animal – adulto – e o seu estado de saúde influenciaram na escolha pela eutanásia. ”A gente avaliou que não tem condição de fazer o resgate. Foi uma decisão conjunta para aliviar o sofrimento dela, está cada mais debilitada”, explicou Groch.

Ainda de acordo com a bióloga, a eutanásia, que ainda não tem data e hora marcados, é realizada quando o animal não possui condições de resgate e está debilitado. Após o procedimento, os veterinários farão a necropsia no corpo do animal, que, posteriormente, será enterrado.

Ultimas notícias
810033418147421486