Search
Close this search box.

Alagamento em Jatimane: Infraestrutura precária agrava situação

Compartilhar

Neste fim de semana, a Bahia se encontrou em alerta com previsões de fortes chuvas em diversas regiões do Estado. Para os moradores de Jatimane, comunidade remanescente de quilombo, localizada na zona rural do município de Nilo Peçanha, não foi diferente. As previsões para eles, no entanto, vieram acompanhadas de um indesejado imprevisto: alagamentos.

Moradores de Jatimane registraram a forte enchente, e seus vídeos circulam nas redes sociais locais. Nas imagens, um morador narra o corrido e expõe a situação em que a localidade se encontra. “O rio está todo cheio, e lá naquela rua ninguém entra, nem sai”, disse ele.

A fala em questão, diz respeito ao rio Jatimane, que atravessa a comunidade. Com a grande quantidade de chuva, seu nível subiu, o que ocasionou a enchente. Além da dificuldade de locomoção entre as casas e ruas, o alagamento resultou na perda de eletrodomésticos, e na degradação de residências.

A falta de infraestrutura adequada pode ser apontada como uma das tangentes responsáveis pelo agravamento da ocasião. O escasso investimento em sistemas de drenagem do solo no distrito de Jatimane, expõe a realidade em que cidadãos de localidades pertencentes ao município de Nilo Peçanha estão enfrentando. Segundo o site UOl, uma população que vive com a deficiência de saneamento básico, como de escoamento de água, está fadada a sofrer com alagamentos, assim como ocorreu em Jatimane.

A Prefeitura Municipal de Nilo Peçanha, não se pronunciou acerca da situação enfrentada pelos moradores da comunidade, apenas lamentos foram vistos nas redes sociais das autoridades no município.

Ultimas notícias
810033418147421486