Search
Close this search box.

Varzedo: Justiça Eleitoral obriga grupo de Ari Bahia a mudar data de convenção

Compartilhar

Data de evento se chocaria com a convenção do pré-candidato a prefeito do município, Luizinho.

O prefeito de Varzedo, Ariecílio da Silva, conhecido como Ari Bahia, foi obrigado a alterar a data da convenção partidária de seu indicado para sucessão após uma decisão da Justiça Eleitoral nesta semana. A alteração foi necessária porque a convenção que homologará Gilmar Bittencourt como candidato a prefeito estava programada para ocorrer no mesmo dia e horário que a do pré-candidato a prefeito, Luiz Andrade, conhecido popularmente como Luizinho de Manuel de Avelino.

Luizinho anunciou em suas redes sociais que a convenção dos partidos MDB, PDT e PT aconteceria no dia 4 de agosto, às 16h, no Salão Paroquial do município, antes do grupo do prefeito. A adversidade surgiu porque Ari Bahia havia marcado e divulgado sua convenção pelos partidos Podemos e PSD para a mesma data, fato que pareceu ser uma afronta a democracia e aos direitos dos demais partidos.

Para garantir a ordem pública e prevenir conflitos entre os apoiadores dos candidatos, a Justiça Eleitoral, por meio de pedido dos procuradores de Luiz, interveio e determinou que as convenções ocorram em dias diferentes. A convenção patrocinada por Ari, terá que antecipar a data de sua convenção para o sábado, dia 3 de agosto, enquanto Luizinho manterá a data original de 4 de agosto.

As convenções partidárias são momentos cruciais do calendário eleitoral, onde os filiados de um partido se reúnem, presencialmente ou virtualmente, para deliberar e decidir os candidatos que participarão das eleições, além de formalizar coligações. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, as convenções devem ser realizadas entre 20 de julho e 5 de agosto do ano eleitoral, conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, da Reforma Política.

Ultimas notícias
810033418147421486