Search
Close this search box.

Uma nova pandemia está prestes a surgir!?

Compartilhar

Surgindo como um relâmpago, a varíola do macaco já possui 120 casos confirmados em 16 países diferentes (Espanha, Portugal, Reino Unido, Canadá, Bélgica, Itália, Alemanha, Austrália, Holanda, EUA, Dinamarca, Suíça, França, Suécia, Israel e Áustria), além de 92 casos suspeitos – Argentina e Grécia.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), com o objetivo de tentar adiar a entrada do vírus no Brasil, pediu o reforço de medidas preventivas, tais como o uso de máscara, distanciamento e higienização frequente das mãos, em aeroportos e aeronaves.

Segundo as instituições (Anvisa, Ministério de Saúde) de saúde do Brasil, existe uma probabilidade de que a doença possa chegar ao país nos próximos dias, principalmente pela a Argentina, país vizinho do Brasil, que possui diversos casos suspeitos. Dada a situação, foi criada uma sala de situação pelo Ministério de Saúde com o objetivo de monitorar o cenário do vírus no território brasileiro.

A doença tem um período de incubação de 5 a 21 dias, durante os quais o indivíduo não apresenta sintomas. A partir deste ponto, ele começa a mostrar sinais de cansaço, febre dores de cabeça e no corpo, além de inchaços nos nódulos linfáticos (principalmente na região do corpo).

Em contraparte, os cientistas não veem razão para pânico, uma vez que existe tratamento e vacinas.

Ultimas notícias
810033418147421486