Search
Close this search box.

Som de buraco negro é capturado pela NASA

Compartilhar

No dia 4 (quarta-feira) do mês passado (5), a NASA divulgou o som de um buraco negro que se localiza no centro de um grupo de galáxias, chamado aglomerado de Perseu.

A captação do som foi possível pois, os dados astronômicos de pesquisas realizadas com materiais do telescópio ‘’Observatório de raios-X Chandra’’ foram traduzidos. Lançado pela NASA e gerenciado pelo Laboratório de Jato-Propulsão, o telescópio se mantém na ativa desde 1999.

Como é possível o som se propagar no vácuo?
Sabemos que não é possível o som se propagar no vácuo, uma vez que, ele é uma onda mecânica, ou seja, é necessário meios materiais para se propagar.

No entanto, segundo explicações dos cientistas, um aglomerado de galáxias possui imensas quantidades de gases que envolvem centenas, ou milhares de galáxias dentro ele, fornecendo um meio para as ondas sonoras se propagarem.

Esse material extraído pelos pesquisadores, não pode ser ouvido por humanos. Mas para que isso fosse possível, as ondas sonoras foram sintetizadas a fim de que fosse possível ser captada pela a audição humana. Foram aumentadas 57 e 58 oitavas acima do tom verdadeiro.

As cores azul e roxo representam os dados de raios-X capturados pelo Chandra.

Ultimas notícias
810033418147421486