Search
Close this search box.

Santa Casa de Valença emite alerta sobre a baixa estoque de sangue

Compartilhar

Com o Carnaval, a demanda tende a aumentar, o que pode agravar a oferta na instituição

A Santa Casa de Misericórdia de Valença emitiu nesta segunda-feira (05) um alerta em suas unidades sobre a escassez de sangue para procedimentos regulares no Pronto Socorro e Centro Cirúrgico. A instituição utiliza mensalmente uma média de 90 a 130 concentrados de hemácias, mas tem recebido cerca de 65 doadores mensais, o que não supre o limite necessário.

“Nosso estoque de sangue, que normalmente é utilizado nos atendimentos de urgência no Pronto Socorro e nos procedimentos cirúrgicos, está em um nível crítico, e no Carnaval, a necessidade é sempre maior. Precisamos que as famílias de pacientes, amigos e sociedade se conscientizem sobre a necessidade da doação de sangue”, explica Adenilce dos Santos, gerente operacional da Santa Casa.

Os atendimentos no banco de sangue da Santa Casa acontecem às terças e quartas-feiras, sempre pela manhã. Para doar, é necessário ter acima de 18 anos, ou a partir de 16, acompanhado do responsável, e estar em boa condição de saúde. A doação dura de 15 a 20 minutos, é feita com material esterilizado, descartável e não apresenta nenhum risco para a pessoa que está doando. Mulheres podem doar, em média, três vezes por ano, e os homens, a cada sessenta dias, ou seja, quatro vezes por ano.

FONTE: Redação Bahia

Ultimas notícias