Search
Close this search box.

Salvador: Motoristas do SAMU ameaçam parar nesta quinta por falta de pagamento

Compartilhar

Caso aconteça qualquer emergência de saúde em Salvador nesta quinta (2), pode ser que as ambulâncias não estejam disponíveis para atender ao chamado. Os condutores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) organizam uma paralisação de 24 horas, a partir das 7h de amanhã, após atraso de dois meses no salário. 

De acordo com informação obtida, todos os condutores foram exonerados em março e transferidos para a empresa terceirizada OZZ Saúde. Com isso, começou a saga dos motoristas das ambulâncias para receber o pagamento pelo serviço prestado. 

Ainda no primeiro mês, houve atraso no pagamento do salário. Após atraso também no mês de maio, no entanto, o contrato foi reincidido e a remuneração ficou sob responsabilidade da Prefeitura de Salvador. A promessa era de que os funcionários seriam pagos entre 7 á 10 dias — o que não aconteceu.  

“Estamos agora com 2 meses de atraso de salário da prefeitura. Hoje o Dr. Ivan Paiva [coordenador do SAMU em Salvador] deu uma entrevista e cita que está tudo resolvido. Mentira, não recebemos o salário”, afirma fonte. 

A esperança dos condutores era de que o salário fosse pago na última terça (31), quando demais funcionários — enfermeiros, técnicos— receberam. No último dia 27, o Instituto Baiano para o Desenvolvimento da Saúde (IBDS) assumiu a licitação para do SAMU.. 

“A ideia é que o serviço pare totalmente. Tem colegas que estão com aluguéis e empréstimos atrasados. Colegas que estão com filhos passando dificuldade. É um tremendo absurdo, uma falta de respeito, principalmente da coordenação”, diz a pessoa que preferiu não se identificar.  

 Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou ter efetuado o pagamento dos 283 condutores do Samu, referente ao mês de abril. “A medida aconteceu após mediação no Ministério Público do Trabalho (MPT) que, inclusive, havia dado um prazo mais alongado para quitação dos valores. Porém, sensível às necessidades da categoria empenhou todos os esforços para solucionar a situação”, diz trecho da nota.

A SMS acrescentou que na quinta (2) está previsto uma nova reunião no MPT para definição das verbas rescisórias. 

Confira nota completa: 

A Secretaria Municipal da Saúde informa que efetuou nesta quarta (1) o pagamento dos 283 condutores do SAMU, referente ao mês de abril. A medida aconteceu após mediação no Ministério Público do Trabalho que, inclusive, havia dado um prazo mais alongado para quitação dos valores. Porém, sensível às necessidades da categoria empenhou todos os esforços para solucionar a situação. Nesta quinta (2), nova reunião acontece no MPT para definição das verbas rescisórias. 

Adicionalmente informamos que o Instituto IBDS já assumiu a contratação dos condutores tendo, inclusive, repassado aos trabalhadores os valores correspondentes ao ticket refeição e vale transporte. O salário será pago até o 5º dia do mês de junho, correspondente ao período assumido pela nova empresa de prestação de serviço. Ela substituiu a OZZ, 1ª colocada na licitação, que foi posteriormente desabilitada por descumprimento de cláusulas contatuais, como o não pagamento dos salários de abril e maio. A decisão foi tomada com base na Lei de Licitações e Contratos Administrativos (8.666/93).

Fonte: Metro1

Ultimas notícias
810033418147421486