Nesta sexta (30), a Receita Federal realizará o crédito das restituições do segundo lote do Imposto de Renda Pessoa Física para aproximadamente cinco milhões de contribuintes. Além disso, esse lote inclui restituições residuais de anos anteriores.
O pagamento será realizado na conta bancária ou na chave Pix associada ao CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista de restituição, ele deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar o extrato da declaração. Se for identificada alguma pendência, é possível enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
No total, 5.138.476 contribuintes receberão um montante de R$ 7,5 bilhões. Segundo a Receita Federal, todo esse valor será destinado aos contribuintes com prioridade no reembolso.
A maioria dos beneficiados, que totaliza 3.490.513 contribuintes, informou a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoas Físicas na declaração do Imposto de Renda ou utilizou a declaração pré-preenchida. A partir deste ano, a inclusão da chave Pix na declaração confere prioridade no recebimento.
Os demais contribuintes têm prioridade legal, sendo 130.088 idosos com mais de 80 anos, 978.397 pessoas entre 60 e 79 anos, 70.589 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave, e 468.889 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério.
Consulta
A consulta poderá ser feita na página da Receita Federal na internet. Basta o contribuinte clicar em Meu Imposto de Renda e, em seguida, no botão Consultar a Restituição. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.