Search
Close this search box.

Projetos baianos são finalistas da edição bienal do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Compartilhar

A Comissão Julgadora da edição bienal 2021/22 do Prêmio Nacional de Educação Fiscal divulgou a lista dos finalistas do ano. Divididos em quatro categorias, 18 selecionados participarão da solenidade de premiação, que completa 10 anos e vai distribuir R$ 60 mil em prêmios. Serão anunciados nove vencedores. Com recorde histórico de inscrições, dois projetos baianos foram escolhidos dentre os 354 inscritos de todo o país para concorrer à final, que será no dia 29 de novembro, na Embaixada de Portugal, em Brasília. 

Os dois projetos baianos são finalistas na categoria Tecnologia. Um deles é o Você Gestor, um jogo de tabuleiro no estilo ludo com o objetivo de estimular o controle social, municiando estudantes, professores, bem como a sociedade em geral, com informações sobre a educação fiscal. Criado pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia, a iniciativa já existia em sua forma física, porém, por conta do isolamento social necessário devido a pandemia de covid-19, não pôde ser aplicado presencialmente nas escolas públicas. A alternativa foi construí-lo na forma digital, o que permite à comunidade estudantil o acesso ao aplicativo pelo celular ou por computadores.

O segundo projeto finalista é o Ágora, que também é um jogo para dispositivos móveis em que os jogadores, chamados de conselheiros, gerenciam uma cidade e tomam decisões coletivas frente a situações e problemas. Cada decisão afeta o destino da cidade através dos seguintes indicadores: satisfação pública, infraestrutura, sustentabilidade e economia. A proposta é que os estudantes, através de enunciados concretos, compreendam como gastar os recursos públicos e as necessidades da população, exercitem a argumentação e a tomada de decisão com base na ética e no respeito ao outro. A iniciativa, que está disponível gratuitamente na Play Store, foi criada por uma professora e quatro estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura de Vitória da Conquista.

A solenidade de premiação será transmitida ao vivo no site www.premioeducacaofiscal.org.br. O Prêmio Nacional de Educação Fiscal é uma ação da Febrafite – Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais – em parceria com o Ministério da Educação,  a Receita Federal, o Tesouro Nacional, o Grupo de Trabalho Educação Fiscal, vinculado ao Conselho Nacional de Política Fazendária, o Encontro Nacional dos Coordenadores e Administradores Tributários Estaduais, o CIAT, a OAB Nacional, a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, a Brasscom, a Fenafim, o Grupo Globo e o site Congresso em Foco.

O Prêmio conta ainda com o patrocínio da Financeira BRB, do Banco Interamericano de Desenvolvimento, da Terracap, da Samambaia Filantropias, do Sindilegis, do Comitê Nacional de Secretários de Fazenda, Finanças, Receita ou Tributação dos Estados e do Distrito Federal, do Sindifisco Nacional, da Unafisco Nacional, da Anfip e do Sinafresp.

Ultimas notícias
810033418147421486