Das mais diversas ações realizadas pela Secretaria de Saúde de Valença, um dos projetos que vem ganhando força e destaque é o programa ‘O Melhor em Casa’. Dede o ano de 2022, com apoio do Ministério da Saúde, a cidade de Valença apostou nesse programa pela sua relevância em cuidar de pacientes descapitalizados, e necessitam de atenção em seu domicílio.
Jairo Baptista comemorou o Programa ‘O Melhor em Casa’ que está inserido na pasta da Média e Alta Complexidade pelo cuidado direcionado as pessoas que apresentam dificuldades temporárias ou definitivas em domicílio, dificultando o acesso às unidades de saúdes ou outros serviços, onde requer atenção familiar para evitar hospitalizações desnecessárias, infecções, dentre outras.
Segundo o secretário de saúde de Valença, Carlos Henrique Passos, “atualmente atendemos pacientes oncológicos, pós-cirúrgicos, em reabilitação, dentre outros, que já somaram aproximadamente 5.500 atendimentos e procedimentos para a população de Valença. Em média são 40 Pacientes e famílias mensalmente, variando conforme altas e adesão mês a mês, orientações aos cuidadores para continuidade dos cuidados diários e pós-alta destes pacientes. Nossa equipe é composta por: médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, fisioterapeuta, nutricionista, psicólogo e serviço social”, disse Passos.
Como ter acesso ao programa
Unidade Básica de Saúde: o familiar, podem solicitar ao seu Agente Comunitário de Saúde -ACS uma visita da enfermeira (o) do Programa de Saúde da Família – PSF para uma avaliação se o paciente tiver critérios para elegibilidade ao programa. O profissional acionará o Melhor em Casa. Nos casos em que o paciente esteja em ambiente hospitalar e necessita dos cuidados em domicílio, o acesso ao programa é viável. O e-mail é: Coord.melhoremcasa@valenca.ba.gov.br
FONTE: ASCOM PMV