Caíque Barbosa é escolhido primeiro presidente da Associação de Vereadores do Interior da Bahia

Chefe do Legislativo de Santo Antônio de Jesus assume liderança da AVIB, entidade criada para fortalecer a atuação conjunta das Câmaras Municipais do interior baiano.

O chefe do Legislativo santantoniense, Caíque Barbosa, foi escolhido nesta quarta-feira (4) como o primeiro presidente da Associação de Vereadores do Interior da Bahia (AVIB), em uma decisão unânime que marcou a criação da entidade e um dia considerado histórico para o fortalecimento do Legislativo Municipal baiano. A escolha consolida o protagonismo de Santo Antônio de Jesus no processo de articulação regional e coloca Caíque à frente de uma iniciativa que reúne Câmaras Municipais de diferentes territórios do estado.

A assembleia geral que oficializou a criação da AVIB foi realizada nesta quarta-feira (4), em Santo Antônio de Jesus, e reuniu chefes dos Poderes Legislativos de diversas cidades do Recôncavo, Baixo Sul, Vale do Jiquiriçá e Piemonte do Paraguaçu. Ao receber os parlamentares, Caíque Barbosa destacou a importância do momento e o caráter coletivo da iniciativa. “Agradeço a todos os vereadores e vereadoras que fizeram parte desse momento tão significativo”,afirmou.

Segundo o presidente eleito, a associação surge como um instrumento de fortalecimento institucional e de atuação integrada. “A AVIB nasce como um grande avanço, unindo forças, promovendo troca de experiências que trarão benefícios diretos para as Câmaras Municipais” , ressaltou Caíque Barbosa, ao enfatizar que a união dos Legislativos amplia a capacidade de diálogo e de defesa dos interesses regionais.

Entre os principais objetivos da AVIB estão o apoio e a mobilização em torno de pautas estratégicas para os municípios, como a extensão do Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, a duplicação da BR-101, a construção da ponte Salvador–Itaparica, os impactos da revitalização do Estaleiro Enseada do Paraguaçu e a ampliação da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) para outras cidades da região.

A criação da entidade contou com o apoio de mais de 20 Câmaras Municipais, das quais 13 estiveram representadas por seus presidentes durante a assembleia. Na mesma ocasião, foi definida e empossada a primeira diretoria da AVIB, tendo o vereador Renato de Jesus Gomes, o Renato da Katiara, presidente da Câmara de Amargosa, como vice-presidente, e a vereadora Ana Rita Miranda da Silva, a Rita Miranda, presidente da Câmara de Varzedo, como secretária-executiva.

Leia também...