Dengue, H5N1 e mpox (varíola dos macacos) são algumas das doenças apontadas com maior probabilidade de causar a próxima pandemia no mundo. O relatório divulgado e atualizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) mostrou mais de 30 vírus e bactérias que têm capacidade de gerar uma pandemia mundial.
O número de vírus e bactérias listadas é duas vezes maior do que o ranking realizado em 2017 e 2018, que obteve uma dúzia de micróbios. Segundo publicação do O GLOBO, cerca de 200 cientistas de mais de 50 países elencaram as enfermidades após análise de mais de 1.600 bactérias e vírus.
As doenças foram consideradas com “potencial pandêmico” após serem classificadas como altamente transmissíveis e virulentas com capacidade de causar doenças graves em humanos. Foram descritas como doenças perigosas aquelas que não ainda não possuem tratamento ou vacina.
O grupo de coronavírus conhecido como Sarbecovírus, do SARS-CoV-2, causador da Covid-19, e o Merbecovírus, que inclui o vírus que causa a síndrome respiratória do Oriente Médio (MERS) foram os patógenos prioritários no relatório. A mpox adicionada no documento já causou um surto global em 2022 e está em crescente em algumas regiões da África Central.
Ainda aparecem o vírus influenza A, que inclui a gripe e a gripe aviária e as cepas que causam cólera, peste, disenteria, diarreia e pneumonia.
De acordo com a reportagem, especialistas do mundo todo, afirmam que é apenas uma questão de tempo até a próxima pandemia. Questões relacionadas à urbanização e o desflorestamento impactam e influenciam o contato entre a vida selvagem e os humanos. Já o crescimento no número de viagens internacionais pode causar novas oportunidades para uma doença encontrar o seu caminho para novas áreas do mundo.
- Febre de Lassa
- Febre Hemorrágica Argentina
- Cólera
- Praga
- Shigelose
- Salmonela
- Pneumonias
- MERS; Vírus Respiratório do Oriente Médio
- SARS; Síndrome Respiratória Aguda Grave
- Ebola
- Doença de Marburg
- Zika
- Dengue
- Febre amarela
- Encefalite do carrapato
- Vírus do Nilo Ocidental
- Hantavirus
- Febre hemorrágica Crimean-Congo
- Gripe aviária (H1 ao H10)
- Gripe suína (H1 to H3)
- Vírus Nipah
- Febre SFTS
- Febre do Vale do Rift
- Varíola
- Vírus varíola
- Mpox
- Chikungunya
- Encefalite Equina Venezuelana
- Patógeno X
- Adenovirus
- Adenovirus 14
- Síndrome mão, pé e boca
- Lentivírus
- Vírus da doença de Borna
- Hepatite C
- Hepatite E
- HerpesHPVParvovírus
FONTE: Bahia Notícias