Search
Close this search box.

Novo modelo da CNH começa a valer a partir desta quarta

Compartilhar

A Carteira Nacional de Habilitação passará a ter um novo formato a partir desta quarta ( 1º). Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito, o documento ficará com um modelo mais moderno e cumprindo determinações legais, será possível usar o nome social e da filiação afetiva que o condutor desejar.

Novo modelo da CNH Foto/Reprodução: Detran

Foi adicionado ao novo modelo, um código internacional utilizado em passaportes, onde permite que ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Também vai conter informações impressas em francês e inglês, além de português, facilitando o uso em outros países.

As mudanças estavam previstas desde dezembro de 2021, quando o Conselho Nacional de Trânsito publicou a Resolução nº 886, que regulamenta especificações, produção e expedição da CNH.

Realizar a substituição da CNH não é obrigatória. Ela será implementada de forma gradual em novas habilitações, na medida em que sejam feitas renovações ou emissão de segunda via do documento.

A nova CNH adotará alteração na paleta de cores, foi realizado a troca da predominância verde escuro por tons de verde mais claro, amarelo e azul.

Segundo a resolução do Contran, tintas especiais serão fluorescentes, anti-scanner e com reação a luz UV. A CNH também traz uma série de novos dispositivos de segurança para impedir fraudes.

A nova versão da carteira trará uma tabela para identificar os tipos de veículos que o condutor está apto a conduzir, bem como informa ações sobre o exercício de atividade remunerada do motorista e possíveis restrições médicas.

Ultimas notícias
810033418147421486