Search
Close this search box.

Nilo Peçanha: Prefeitura diz que Governo do Estado não atendeu demanda de fornecimento de água em comunidade

Compartilhar

Segundo Assessoria de Comunicação, a Prefeitura tem enviado com frequência pedidos para a CERB, mas não atendidos

Após publicação acerca da situação de abandono da comunidade do Areião, em Nilo Peçanha, município do Baixo Sul do estado, comandado pela prefeita Jacqueline Soares – a Jacque Amiga (UB), a prefeitura da cidade enviou nota de esclarecimento informando que tem solicitado apoio frequente da Companhia De Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia – CERB, no sentido da inserção de poços artesianos, mas até o momento não tem sido atendida. “Há alguns meses, uma equipe chegou ao município, mas devido às chuvas não pode realizar os serviços. Seguimos aguardando o retorno da mesma”, especifica a nota.

Na nota, a prefeitura ainda cita a falta de competência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento – Embasa, no tangente a falta organização para fornecimento de água nas comunidades rurais, que formam 80% do município.

A prefeitura alega que o fornecimento de água é feito através de tanques, que reservam a água captada em bombas elétricas, e que o tanque apresentado na imagem tinha sido limpo há menos de 1 mês.

Além dos tanques, a nota revela também a implantação de 1 chafariz para abastecer a comunidade, o que é um risco a saúde devido a falta de tratamento da água.

Confira a nota enviada pela Assessoria de Comunicação:

“A Prefeitura de Nilo Peçanha vem através desta, informar que as notícias publicadas por alguns veículos de comunicação do Baixo Sul, com denúncias sobre a ausência de tratamento e qualidade da água utilizada pelos moradores da comunidade do Areião, não são consideradas a realidade dos fatos.

Nilo Peçanha é formada por mais de 80% de zona rural, e infelizmente, a Embasa não chega as comunidades. Para reverter este déficit, a gestão municipal tem solicitado junto a CERB – Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia/Governo Estadual, a implantação de poços artesianos. Demanda que ainda não foi totalmente atendida.

A comunidade do Areião, abordada na matéria publicada, é uma das comunidades que aguarda a equipe da CERB. Há alguns meses, uma equipe chegou ao município, mas devido às chuvas não pode realizar os serviços. Seguimos aguardando o retorno da mesma. 

Para piorar a situação do Areião, em 2021 o poço que lá existia secou. A gestão municipal, juntamente com a comunidade, optou por represar a água em tanques, com bombas elétricas. Tanques que passam por limpeza periodicamente. A exemplo do reservatório citado na matéria, o qual havia sido limpo há menos de um mês.

Mas, infelizmente, por conta das fortes chuvas na região, a água fica barrenta, e também houve rompimento de tubulação. Por isso, a cor da água citada na matéria. Situação que já estava sendo analisada e sendo resolvida, dentro dos recursos possíveis da esfera municipal. Uma vez que o município necessita de uma intervenção mais técnica e adequada por parte da CERB.

É importante lembrar que, também como forma de amenizar as dificuldades de fornecimento de água na região, em 2022 a gestão municipal construiu um chafariz na referida comunidade. O que não elimina a necessidade de poços artesianos.

Portanto, gostaríamos de deixar claro que a Prefeitura Municipal está atenta e fazendo o possível para colaborar com as comunidades, fazendo uso de alternativas que amenizem os problemas de abastecimento de água, e solicitando com frequência o apoio da CERB para uma solução mais adequada e definitiva.

No mais, salientamos que estamos sempre à disposição para quaisquer esclarecimentos e questionamentos sobre qualquer demanda que seja de responsabilidade da esfera pública municipal.”

Ultimas notícias
810033418147421486