Obra de Itamar Vieira Júnior já venceu diversos prêmios, entre eles o Jabuti. Tradução para o inglês foi feita por Johnny Lorenz
O livro “Torto Arado”, do baiano Itamar Vieira Júnior, foi indicado ao The International Booker Prize 2024, premiação internacional que é feita anualmente e premia livros de ficção que foram traduzidos para o inglês e publicados no Reino Unido ou na Irlanda.
O romance do baiano ganhou o título “Crooked Plow”e integra a primeira lista do prêmio, composta por 13 livros. Em abril, o número será reduzido e uma nova lista com apenas seis obras será anunciada. O vencedor será revelado no dia 21 de maio.
Bem antes de ser anunciado na premiação internacional, “Torto Arado” já era um verdadeiro sucesso. A obra foi a vencedora do prêmio Jabuti de 2020, já vendeu 800 mil exemplares e foi reimpressa 29 vezes.
Quem gostou do livro também vai poder ver os personagens no teatro. A peça vai estrear no primeiro semestre deste ano, em Salvador. A adaptação será feita por Aldri Anunciação, autor da peça teatral “Namíbia, Não!”, que originou o livro de mesmo nome – vencedor do prêmio Jabuti de 2013.
Nas redes sociais, Itamar Vieira Júnior parabenizou o tradutor Johnny Lorenz, responsável por traduzir a obra para o inglês. Os jurados do prêmio caracterizaram Torto Arado como uma “história dolorosa, mas terna”.
Para quem ainda não leu, a obra conta a história das irmãs Bibiana e Belonísia, que têm as vidas marcadas por um acidente ainda na infância.
A trama se passa no sertão da Chapada Diamantina, onde ambas são mantidas em trabalho similar a escravidão – uma realidade que, mesmo em 2023, ainda é bastante comum no Brasil.
FONTE: g1 BA