Uma chuva de “seguidores árabes” chegou às redes sociais de Jucélia Nascimento (Podemos). Este é o termo usado popularmente para se referir aos seguidores falsos que supostamente invadiram o Instagram da candidata a prefeita do município de Valença – Baixo Sul da Bahia. O anúncio da invasão veio a público no início desta semana.
De acordo com informações da imprensa, Nascimento entrou em contato com o META, a empresa responsável pelo Instagram, na tentativa de remover os perfis falsos que invadiram sua conta. A situação se arrasta por seis dias. A aparente inatividade dos perfis e a origem suspeita levantam questões sobre o objetivo real desses hackers e a eficácia das medidas de segurança das plataformas digitais.
Ao que parece, após a candidata ter realizado a verificação de sua conta no Instagram, os seguidores falsos começaram a desaparecer, sugerindo uma possível relação entre a verificação e a redução do problema. Isso levanta uma discussão sobre a segurança digital e a proteção de contas nas redes sociais, especialmente durante períodos críticos como as campanhas eleitorais.
A principal dúvida que paira sobre o episódio é a origem e o propósito dos ataques. Enquanto aguarda a resolução do problema, a candidata enfrenta o desafio de manter sua campanha eficaz e alinhada com seus objetivos eleitorais.