A escritora Ionã Scarante, residente em Nazaré (BA), apresentou seu livro Anjo de Barro na tarde da última segunda-feira, dia 29, no espaço infantil Janelas Encantadas, na Bienal do livro da Bahia, em Salvador, no Centro de Convenções. A escritora iniciou sua apresentação ensinando às crianças e famílias leitoras presentes o refrão da canção Menina miragem, que homenageia o seu livro Anjo de Barro. Em seguida, começou a contação da história com a participação atenta de todos.
Ao longo da contação, a escritora foi apresentada várias peças feitas, com a argila, pelos artesãos de Maragogipinho, Aratuípe (BA). Porquinhos, xícaras, bules e panelinhas em miniatura foram distribuídos para as crianças que, surpresas, se encantavam com cada parte da história contada.
A ilustradora do livro, Débora Ayane, esteve presente no evento e foi apresentada às crianças pela autora: “Débora começou a desenhar desde pequena. Coloria as paredes de casa e depois passou a aprimorar seus desenhos. Hoje ela ilustra livros. Ela deu vida à personagem Santinha, que faz parte do meu livro e que nos traz uma lição de amor à nossa cultura baiana”.
Ao final da contação, todos cantaram e dançaram sobre o comando de Ionã. A curadora do espaço infantil, a baiana Mira Silva (Diretora de audiovisual do Programa Encontro com Patrícia Poeta, da rede Globo) também entrou na ciranda com as crianças.
Ionã falou sobre a sua alegria em estar participando da Bienal Bahia 2024 e discorreu sobre a importância da literatura para as infâncias:
“ A literatura nos humaniza, nos possibilita visitar outros lugares e conhecer novas culturas. Quando escrevi Anjo de Barro, queria tocar o coração das crianças de Maragogipinho, dizer para elas o quanto o trabalho artesanal com a argila é rico, é mágico. Mas percebo que a personagem Santinha tem encantado crianças de vários lugares e adultos também. Muitas escolas estão inserindo este livro em seus projetos de leitura e têm promovido viagens até a comunidade, para que as crianças vivenciem as experiências da personagem”.
Ao perguntarmos sobre a importância da ler para uma criança, ela nos respondeu inspirada no mestre Paulo Freire:
“É necessário que o mundo entenda, que as famílias compreendam a grandiosidade que há no ato de ler para uma criança. Ler para uma criança é um ato de amor! Estamos muito ligados às telas, precisamos olhar nos olhos de nossas crianças e perceber o quanto eles brilham quando lhes contamos histórias; sobretudo quando apresentamos temas que representam o seu cotidiano, as suas descobertas, a cultura da qual fazem parte”.
Anjo de Barro é uma história com feição de lenda que tem encantado muita gente. Que a personagem continue levando sua história de amor por toda parte!
O livro pode ser adquirido na livraria LDM (durante a Bienal e no Shopping Bela Vista em Salvador); na livraria Strutura de Papel em Santo Antonio de Jesus; com a escritora Ionã Scarante através das suas redes sociais, ou pelo site da editora Mente Aberta (www.editoramenteaberta.com.br).
FONTE: Tribuna do Recôncavo