Operação contra grupo criminoso foi realizada na manhã desta quinta-feira (31), no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Dois comparsas foram presos.
Um homem de 31 anos apontado como responsável pelo repasse de armas para uma facção criminosa morreu após um confronto com policiais, na manhã desta quinta-feira (31), durante a operação “Rota Segura”, no Complexo do Nordeste de Amaralina, em Salvador. Dois comparsas foram presos.
Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), o homem foi identificado como Luís Fernando Umbelino dos Santos, conhecido como “Tonelada”.
Tonelada já tinha sido preso por comércio de entorpecentes e roubo. Ela respondia pelos crimes em liberdade provisória.
O confronto aconteceu na localidade da Chapada do Rio Vermelho. Ele foi socorrido e levado para o Hospital Geral do Estado (HGE), mas não resistiu aos ferimentos. Uma arma com munição e drogas foram apreendidas.
As investigações apontaram que a facção que ele pertencia já atacou viaturas policiais e rivais de outro grupo criminoso.
Além de Tonelada, outros dois homens apontados como integrantes do grupo criminoso foram presos: um deles, suspeito de traficar drogas, foi encontrado na localidade da Serra Verde, no Nordeste de Amaralina. O outro foi localizado na Rua do Navio, com uma pistola calibre 9mm, carregador, munições, porções de drogas e celulares.
Desde o início da manhã, equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Bahia, da Secretaria da Segurança Pública (polícias Militar e Civil) e da Polícia Federal fazem a operação no Complexo do Nordeste de Amaralina.
O complexo é formado por quatro bairros: Nordeste, Chapada, Santa Cruz e Vale das Pedrinhas.
Moradores contaram que suspeitos fizeram uma família refém. No entanto a informação não é confirmada pela secretaria de segurança pública.
De acordo com a SSP-BA, a ação integrada tem como objetivo desarticular uma facção criminosa envolvida com formação de “bondes”, tráfico de drogas e armas, ataques a viaturas, corrupção de menores, roubos, lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Suspensão de ônibus e aulas
Por causa da sensação de insegurança, a Secretaria Municipal De Mobilidade (Semob) suspendeu a entrada dos ônibus do transporte público no Vale das Pedrinhas e no Nordeste de Amaralina.
Além da Chapada do Rio Vermelho, as forças de segurança seguem com o cumprimento de mandados judiciais são cumpridos nos bairros da Santa Cruz e Vale das Pedrinhas.
Pelo mesmo motivo, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) suspendeu as aulas de aproximadamente 3 mil estudantes das escolas:
- Escola Municipal Santo André;
- Cmei Vale Das Pedrinha;
- Escola Municipal Centro Social Neusa Nery;
- Escola Municipal Artur de Sales;
- Escola Municipal José Calazans Brandão da Silva;
- Escola Municipal Vale das Pedrinhas;
- Escola Municipal Comunitária Cristo Redentor;
- Escola Municipal Maria Amália Paiva;
- Cmei Dália de Menezes.
Já o Núcleo Territorial de Educação de Salvador e região metropolitana (NTE 26) informou que as aulas estão mantidas nos colégios estaduais localizados nos bairros Santa Cruz, Vale das Pedrinhas, Chapada do Rio Vermelho e Nordeste de Amaralina. No entanto, poucos alunos foram para as escolas durante a manhã.
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também informou que a situação local compromete o acesso de profissionais e pacientes da Unidade Básica de Saúde (UBS) da Santa Cruz, e das Unidades de Saúde da Família (UFSs) Menino Joel e Sabino Silva, que não abrirão nesta quinta.
FONTE: g1 BA