Há uns dias o LN recebeu informações da comunidade acerca da falta de comunicação do CadÚnico, do município de Valença, Baixo Sul baiano, via WhatsApp.
As reclamações foram feitas voltadas para o atendimento online que demorava semanas para dar uma resposta.
Diante dessa situação, a equipe foi até lá esclarecer os fatos e fomos informados pelo gestor, Antônio Gabriel, que o atendimento online só é requisitado quando o indivíduo comparece e por algum motivo não pode permanecer na fila. Mas, fora isso a agenda do CadÚnico é presencial. Apesar de ter uma pessoa responsável para responder as mensagens a demanda é muito grande.
Em breve, as respostas via WhatsApp serão automatizadas isso facilitará a comunicação trazendo mais celeridade.
Presencialmente, eles mantém duas filas de prioridade – uma para quem tem direito por Lei e outra para o pessoal da Zona Rural. Tivemos contato com a relação de atendimento do mês de março e abril e percebemos que praticamente todos os dias estão agendados. Atualmente, o CadÚnico atende cerca de 13.899 mil cidadãos.
“Nós temos 97 agendamentos diários, mas as sextas diminuímos, por questões de Leis municipais os atendimentos vão até ás 13h. De segunda a quinta iniciamos 7:30 e encerramos ás 17h, porém, se tiver pessoas ainda atendemos normalmente, ficando até as 19h. Realizamos visitas diárias, atendimento com assistente social e atendimento comigo”, disse ele.
A Secretaria de Promoção Social realiza a terceira temporada da ação itinerante “Promoção Social ao seu lado – CadÚnico com você!” que em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação levam até a população mais carente das diversas localidades do Município vários serviços. A ação é realizada aos domingos.