O dançarino profissional William Santanna, natural de Valença, conhecido por atuar em trabalhos com diversos artistas renomados, manifestou-se sobre a desvalorização dos profissionais da dança no cenário musical brasileiro. A crítica ocorreu após a exibição do Prêmio Multishow, realizado na noite de ontem (03), evento que, segundo ele, evidenciou a falta de reconhecimento aos coreógrafos, bailarinos e produtores responsáveis por transformar músicas em verdadeiros sucessos.
William questionou a ausência de categorias específicas que valorizem esses profissionais nas premiações. “O que seria de Macetando se não fosse o challenge criado por Lucas? Get It Shawty da Raiana como coreografia do ano, indo parar no show do fim da turnê. Arielle Macedo contribuindo com o sucesso internacional da Anitta desde o início da carreira dela. O gigante não teria o mesmo sucesso com Zona de Perigo, levando a música do Carnaval, se não fosse a coreografia de Edilene”, destacou.
Além de citar alguns dos maiores hits do ano, William apontou para a discrepância entre a importância do trabalho desses profissionais e os cachês recebidos. “Nossos cachês estão longe de serem balanceados pelo tempo que levamos para criar, produzir, estudar, divulgar e dirigir as demandas do mercado. Sim, eu sei: ter um prêmio voltado para nós não mudaria o sucateio em que vivemos”, desabafou.
O dançarino também ressaltou o papel indispensável dos balés e produtores nos espetáculos musicais. “O que seriam das premiações de show do ano se não fossem os produtores? O que seriam dos shows do ano se não fossem os balés de 2, 4, 6, 8 ou 20?” questionou, frisando a importância de cada integrante do processo criativo e técnico que sustenta a indústria musical.
A fala de William Santanna traz à tona uma discussão importante sobre o reconhecimento e valorização dos profissionais de dança e produção no mercado musical, destacando a necessidade de maior equidade e respeito a esses artistas que contribuem significativamente para o sucesso de grandes hits e espetáculos no país.