O projeto do Anel Viário de Valença continua sendo uma das principais promessas de infraestrutura para o município. Embora o Governo do Estado já tenha licitado e executado o projeto da obra, conforme declarado pelo Diretor-Superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Filinto Pontes, a efetivação ainda parece incerta. A pergunta que muitos valencianos se fazem é: será que finalmente o Anel Viário vai se concretizar?
A expectativa em torno da obra ganhou força após as eleições municipais deste ano, que elegeram Marcos Medrado (PV) como prefeito de Valença. Isto porque o verdista recebeu apoio explícito do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), e do ex-governador e atual Ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT). As declarações de apoio acenderam a possibilidade de que o Anel Viário possa avançar no novo cenário político.
Durante a campanha eleitoral, o próprio Rui Costa declarou em seu discurso em apoio a Medrado, sobre a importância de parceria entre a prefeitura e o governo estadual para o desenrolar das obras. “Valença precisa estender a mão em parceria com o governador Jerônimo e o presidente Lula. Por isso fiz questão de vir aqui. Estou aqui para pedir que vocês deem uma oportunidade para que a parceria de Valença com o governador e o presidente possa melhorar a vida do povo”.
A aliança política entre Medrado e o governo estadual, somada à influência de figuras de destaque no cenário nacional, como Rui Costa, tem gerado expectativas de que o Anel Viário possa, enfim, sair do papel. No entanto, a realidade política e as complexidades do processo de implementação de grandes obras públicas no Brasil sugerem que o otimismo deve ser acompanhado de cautela.
A construção do Anel Viário é vista como fundamental para desafogar o trânsito pesado que atravessa o município, especialmente com o fluxo constante de caminhões e veículos de carga, que utilizam as vias centrais da cidade.
A população valenciana, aguarda por uma resposta definitiva, e espera os próximos passos do novo prefeito e do governo estadual. Apesar das promessas, o desafio de viabilizar obras de infraestrutura de grande porte é conhecido por sua demora e por obstáculos burocráticos e financeiros que frequentemente surgem no caminho.