Paralisação começou na noite desta quinta-feira (10) após negociações nacionais terminarem sem acordo e afeta agências e serviços de entrega no estado.
Após o encerramento das negociações nacionais sem acordo, funcionários dos Correios na Bahia decretaram greve por tempo indeterminado. A paralisação teve início às 22h desta quinta-feira (10), após decisão tomada em assembleia realizada pela categoria no começo da noite.
O movimento acompanha uma mobilização nacional dos trabalhadores dos Correios. De acordo com apuração do Aratu On junto ao Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos no Estado da Bahia (Sincolteba), funcionários de outros estados também aderiram à greve.
A paralisação nacional foi aprovada em assembleias conduzidas por 36 sindicatos e duas federações da categoria, após o encerramento das rodadas de negociação entre representantes sindicais, a direção da estatal e o Tribunal Superior do Trabalho (TST), que terminaram sem acordo.
Segundo a assessoria do Sincolteba, as agências dos Correios na Bahia amanheceram com as portas fechadas nesta sexta-feira (11). A paralisação afeta serviços como a entrega de correspondências e a distribuição de encomendas.
Entre as principais reivindicações dos trabalhadores estão a recomposição salarial diante das perdas inflacionárias, a manutenção de cláusulas do acordo coletivo, como o adicional de 70% sobre as férias, além de maior participação da categoria nas decisões relacionadas à reestruturação da empresa e ao plano de saúde.
O plano de reestruturação dos Correios prevê medidas como o encerramento de agências, a venda de imóveis, a implementação de um programa de demissão voluntária (PDV) e mudanças no plano de saúde dos funcionários.
A possibilidade de paralisação já havia levado os Correios a suspender temporariamente parte da execução do plano de reestruturação. No início de julho, a estatal anunciou a suspensão de algumas medidas até 31 de julho, enquanto outras ações previstas no programa permaneceram em andamento.
Diante da baixa adesão ao programa de demissão voluntária, os Correios decidiram reabrir o prazo para participação. As adesões podem ser realizadas até 30 de setembro.
Outra medida relacionada à reorganização patrimonial da empresa foi a venda do prédio da antiga sede dos Correios, no bairro da Pituba, em Salvador. Após tentativas anteriores de negociação, o imóvel foi arrematado em leilão público realizado em junho pela empresa Moura Dubeux, por cerca de R$ 97 milhões, valor mínimo estabelecido no certame.