Durante a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) realizada na Câmara dos Deputados na quarta-feira (08), o deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) destacou a atuação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD) classificando sua gestão como “firme e comprometida” em benefício do agronegócio baiano, como a erradicação da febre aftosa e o apoio à cacauicultura.
Na reunião, presidida pelo deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) e com a participação do vice-presidente Afonso Hamm (PP-RS), houveram discussões sobre medidas para reduzir os preços dos alimentos no país.
Magalhães citou como exemplos positivos da gestão de Fávaro as ações rápidas contra a gripe aviária e a febre aftosa, além do recorde de safras e do Plano Safra. Ele também destacou a atenção dada pelo ministro às demandas regionais, como o caso da Bahia, que saiu da zona de risco de aftosa com apoio do governo estadual.
O parlamentar ainda defendeu medidas de apoio à cacauicultura baiana, propondo alongamento de débitos e descontos de 50% para os produtores, sem a necessidade de perdão das dívidas. “Cacauicultura que já deu tanto ao Brasil, está na hora de que tenhamos a sensibilidade do Ministro, a compreensão do Presidente Lula”, declarou.
A reunião reforçou o diálogo entre o Ministério da Agricultura e os parlamentares, com foco em políticas para fortalecer o setor e garantir preços acessíveis aos consumidores.