Ainda sem realizar um novo concurso Correios, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abriu, nesta segunda, 27, as inscrições para o seu programa de jovem aprendiz, com 4.383 vagas.
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site dos Correios, até as 23h59 do dia 21 de abril. O resultado final do processo seletivo será publicado até 75 dias corridos após o encerramento do prazo (5 de julho).
As vagas estão distribuídas por diversas regiões do país. A distribuição completa pode ser consultada no anexo I do edital.
Para concorrer, os jovens devem estar cursando, no mínimo, o 9º ano do nível fundamental ou frequentando a escola, caso não tenham concluído o nível médio. Além disso, é preciso ter entre 14 e 21 anos completos, no ato da contratação.
Processo seletivo terá quatro etapas
O processo seletivo para jovem aprendiz dos Correios será composto por quatro etapas, sendo elas:
- inscrições, de caráter classificatório;
- comprovação de requisitos, com caráter eliminatório;
- exames médicos pré-admissionais, também de caráter eliminatório; e
- contratação.
O Programa de Aprendizagem será realizado no sistema dual, que é composto pela etapa teórica, com curso de aprendizagem profissional de 120 horas, a ser realizado nas dependências de entidade qualificada em formação técnico-profissional metódica parceira, e pela etapa prática, que ocorrerá nas instalações dos Correios.
As oportunidades são para quem deseja se formar nos cargos de assistente administrativo ou assistente de logística. A formação técnico-profissional poderá ser realizada na modalidade presencial ou a distância.
Os aprovados serão contratados por prazo determinado, com duração mínima de 12 meses e máxima de 24 meses consecutivos, tendo sua anotação na Carteira de Trabalho.
Os selecionados receberão um salário mínimo-hora, além de vale-transporte, vale-refeição ou alimentação e uniforme (camiseta), fornecido pelos Correios.
Concurso Correios está em estudo
A realização de um novo concurso Correios está no radar da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Segundo a estatal, orientações são aguardadas por parte do Ministério do Planejamento.
A pasta, que é comandado pela ministra Simone Tebet, tem como função planejar a administração governamental, assim como os custos e a viabilidade orçamentária de projetos.
Mesmo tendo um trâmite diferente para realizar concursos, caso o concurso Correios seja aprovado pelo Planejamento, ainda assim deve caber à ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, o aval para a seleção.
Recentemente, Esther Dweck esteve reunida com secretários, assessores e dirigentes para fechar o planejamento dos 100 primeiros dias de governo. Entre as pautas estava a realização de novos concursos públicos.
Fonte: Folha dirigida