Search
Close this search box.

Cientistas encontraram microplásticos no sangue humano

Compartilhar

Um grupo de pesquisadores da Universidade Livre de Amsterdã, nos Países Baixos, encontraram microplásticos em amostras de sangue humano pela primeira vez. A descoberta implica em uma nova fase do entendimento da poluição por plástico, mostrando que a mesma é mais perigosa do que se pensava.

Os cientistas que publicaram o artigo, que saiu na última edição da revista Environment International, analisaram amostras de sangue de 22 pacientes adultos que haviam se candidatado a serem doadores de sangue. Ao todo, foram encontrados microplásticos em 17 dos voluntários.

Metade das amostras continham vestígios de plásticos que são normalmente usados em garrafas descartáveis. Enquanto isso, um terço tinha fragmentos do tipo de plástico mais comum em embalagens de alimentos, algo que já havia sido encontrado, inclusive, em bebês recém-nascidos.

“Nosso estudo é a primeira indicação de que temos partículas de microplásticos em nosso sangue – é um resultado inovador”, disse Dick Vethaak, ecotoxicologista e coautor do estudo. “Mas temos que estender a pesquisa e aumentar o tamanho das amostras, o número de polímeros avaliados”, completou.

Fonte: OlharDigital

Ultimas notícias
810033418147421486