Search
Close this search box.

Cerca de 870 estudantes da rede estadual de ensino participaram da Feira das Profissões na Ufba, neste sábado (25)

Compartilhar

A conclusão do Ensino Médio sempre vem carregada de uma grande responsabilidade e desafio: a escolha de uma carreira. Para ajudar os cerca de 870 estudantes da rede estadual de ensino nessa empreitada, o Governo do Estado, através da Secretaria da Educação (SEC) participou, neste sábado (25), da Feira das Profissões, na Universidade Federal da Bahia (Ufba), no Campus de Ondina.

Diversos estandes, de diferentes áreas, foram montados por todo o Pavilhão de Aulas da Federação V (PAF V), onde os estudantes puderam interagir diretamente com orientadores e tirar dúvidas sobre os cursos que desejam seguir. Um exemplo é a estudante Luzy Gabrielle Gomes, 17 anos, do Colégio Estadual Cidade de Candeias. “Já decidi que quero fazer Direito, ser advogada criminalista. Estou achando a feira bem legal. Aqui posso entender um pouquinho da profissão que desejo seguir e de outras também”, destacou.

Para aqueles que ainda não se decidiram, os estudantes da Ufba estão ajudando a identificar qual curso mais se alinha com suas aptidões e interesses. Apaixonado pela área, e já cursando o último ano de Engenharia elétrica na UFBA, Gabriel Correia, 24, fez uma pequena demonstração da profissão. “Estamos apresentando alguns experimentos aqui na feira, a exemplo da indução magnética. Mostramos para os adolescentes aqui presentes como tudo funciona. Esse espaço também serve para desmistificar um pouco da ciência por detrás da eletricidade, de forma simples e lúdica. A galera está adorando”, explicou.

O estudante Marcos André Santana Sousa, 18, da Escola Estadual José de Freitas Mascarenhas, ainda está em dúvida da carreira, mas ficou bastante entusiasmado com o que viu no estande de Engenharia elétrica. “Essa feira é muito importante para o pessoal que está no terceiro ano e logo, logo vai ingressar na faculdade. Ter acesso às informações dos cursos disponíveis nas universidades é muito bom. Esse estande, em especial, chamou a minha atenção. Eles explicaram um pouco do que fazem e demonstraram na prática. Ainda estou indeciso, mas penso em fazer Arquitetura ou Urbanismo”, contou.

Fotos: Fernando Vivas/GOVBA 

Para a coordenadora de Políticas para Juventude em Processos Educacionais (Cojepe) da SEC, Larissa Lima, essa parceria entre a pasta da Educação e a Ufba estimula os estudantes da Educação Básica a dar prosseguimento à vida acadêmica e ingressar no Ensino Superior. “A gente só sonha e deseja aquilo que a gente conhece, então trazer esses estudantes para cá e proporcionar essa troca de experiências é algo que, com certeza, irá ajudar sobre qual curso eles pretendem escolher nesse processo, ainda mais com as proximidades das provas do Enem”, disse.

 O vice-reitor da Federal da Bahia, Penildon Silva Filho deu as boas-vindas aos estudantes e traçou o panorama do ingresso na vida acadêmica. “Estamos muito felizes com essa parceria. A Ufba hoje tem 48 mil alunos de graduação e queremos estimular que os estudantes da escola pública façam o Enem, o Sisu, para que a gente continue democratizando o acesso à universidade”, pontuou.

Participaram da feira, estudantes de 23 escolas da rede estadual da capital e de cidades do interior do estado. Dentre as unidades participantes estavam alunos do Colégio Estadual Zumbi dos Palmares (Salvador), Colégio Estadual de Tempo Integral de Cachoeira (Cachoeira), Colégio Estadual Brazilino Viegas (Alagoinhas), Centro Estadual de Educação Profissional em Controle e Gestão do Nordeste Baiano Pedro Ribeiro (Catu), Colégio Estadual Polivalente Monsenhor Luiz Ferreira Brito (São Sebastião do Passé) e do Colégio Estadual Vicente Leal (Araçás).

Além de uma visita guiada, onde tiveram acesso as exposições dos cursos ofertados na unidade como Terapia Ocupacional, Matemática, Engenharia elétrica, Geografia e Artes visuais, os estudantes almoçaram no restaurante universitário e finalizaram a programação com uma visita turística ao Farol da Barra.

FONTE: SECOM GOV/BA. Repórter: Simônica Capistrano/GOVBA

Ultimas notícias
810033418147421486