Search
Close this search box.

Bolsa Família: Omissão de informações acarretará no bloqueio do benefício

Compartilhar

O processo de Qualificação do Cadastro Único para evitar o repasse incorreto de benefícios sociais chega a uma nova etapa em abril. A Averiguação Cadastral Unipessoal, que verifica inconsistências na composição familiar, resultou no bloqueio do pagamento do Bolsa Família de 1,2 milhão de pessoas.

O setor do Cadastro Único informou que a omissão de informações aos órgãos públicos como: CadÚnico, Saúde e Educação podem acarretar no bloqueio ou cancelamento do benefício Bolsa Família.

O ministro Wellington Dias ressalta que a pessoa que realmente mora sozinha pode e deve se manter como unipessoal e que o objetivo não é penalizar ninguém, mas corrigir distorções verificadas no último ano, quando houve uma curva acentuada de registros unipessoais. O último mês de março foi o primeiro, desde janeiro de 2022, que entraram no Cadastro Único, em números absolutos, mais famílias do que registros unipessoais.

O Cadastro Único é a grande porta de entrada para vários programas, benefícios e serviços, mais de 30 apenas do Governo Federal, mas também de estados e municípios. As ações do MDS também permitiram a inclusão, em abril, de 113 mil novas famílias no Bolsa Família.

Ultimas notícias
810033418147421486