Search
Close this search box.

As grades do Calçadão e seu perigo eminente

Compartilhar

Há muito tempo a população valenciana reclama das grades que tampam as valas do calçadão, Centro da cidade de Valença, Baixo Sul baiano. Grades essas que com o passar do tempo ficaram desgastadas e folgadas.

Um dos locais mais movimentados do município necessita de manutenção mensal. Pois a falta delas está colocando os transeuntes em risco. Não é tão difícil presenciar alguns acidentes envolvendo as grades e pessoas, sem contar no mau cheiro que fica quando a temperatura se eleva.

Início da reforma do Calçadão de Valença-BA

“Estava indo no mercado e o Calçadão estava cheio nesse dia, dai tive a necessidade de passar por cima das grades, quando meu pé afundou numa vala daquelas e feriu minha perna. De início, me senti constrangida mas, logo, pensei ‘não foi culpa minha’. Me ajudaram a sair e fingi que não tinha sido nada demais”, disse moradora da região.

As grades atualmente sem manutenção e acumulo de lixos

De acordo com ambulantes, os incidentes com as grades não são esporádicos e que acontecem com frequência com crianças, jovens, idosos e adultos. Pois, o fato do local ser estreito força as pessoas a caminharem por elas.

Se o intuito, na época da construção, era fazer com que a vala só escoasse a água das chuvas, hoje, acrescentou o mau cheiro que se tornou recorrente. Lojistas, clientes, ambulantes ou passageiros lidam com esse desagradável cheiro que em dias de sol se torna insuportável.

Alguns lojistas costumam, em dias ensolarados, ordenar que algum de seus funcionários joguem na vala água com sabão e desinfetante para tentar amenizar o odor. Isso, ainda, sem levar em conta o fato das pessoas jogarem lixos de todo tipo nas valas que podem atrair animais como ratos que levam consigo a leptospirose.

Ultimas notícias
810033418147421486