As famílias de baixa renda de 439 municípios podem solicitar o agendamento e a instalação de uma antena parabólica digital. A instalação será gratuita.
De acordo com o governo federal o equipamento será fornecido mediante agendamento prévio e todos os interessados devem atender aos requisitos definidos pelo Ministério das Comunicações.
Por isso, o agendamento e a instalação dos kits gratuitos com a nova parabólica digital já estão disponíveis nestas cidades. Estima-se que 1,5 milhão de cidadãos serão beneficiados. São Paulo segue sendo o estado com mais municípios com kits de instalação (163). Logo em seguida, aparecem Santa Catarina (36) e Paraná (33).
Veja quem tem direito a fazer o pedido:
- enquadra-se no critério de baixa renda;
- está inscrita no Cadastro Único (CadÚnico); e
- tem em casa uma parabólica tradicional instalada e em funcionamento.
VANTAGEM
Segundo o Ministério das Comunicações, o objetivo da troca é para que a experiência do telespectador seja melhor, pois a parabólica digital oferece som e imagem com mais qualidade e 100 canais gratuitos.
A pasta ressalta que a iniciativa de substituir a antena tradicional é para garantir que não haja interferência (chuvisco, chiado e imagem travada) nos canais abertos de TV por satélite com a chegada do 5G, já que o sinal é transmitido pela mesma frequência.
Como agendar:
Para realizar o agendamento da instalação da nova antena, a família deve entrar em contato pelo telefone 0800 729 2404 ou pelo site https://sigaantenado.com.br/. Será preciso informar dados pessoais como CPF e o Número de identificação Social (NIS). A relação completa de todos os municípios para os quais o equipamento foi liberado pode ser consultado aqui.
Caso não esteja elegível para receber o kit de forma gratuita, ele pode ser adquirido em lojas de material de construção ou de produtos eletrônicos.
Estados com sinal 5G
Além de maior velocidade, o 5G reduz o tempo entre o estímulo e a resposta da rede de telecomunicações, aumenta a capacidade de dispositivos conectados ao mesmo tempo em uma determinada área e reduz o consumo de energia, com consequente aumento da sustentabilidade.
Confira abaixo a lista dos estados que têm cidades com a nova tecnologia:
Minas Gerais; Goiás; Rio Grande do Sul; Paraná; Santa Catarina; Ceará; Bahia; Rio de Janeiro; Rio Grande do Norte; São Paulo; Maranhão; Amazônia; Piauí; Alagoas; Tocantins; Pernambuco; Paraíba; Roraima; Mato Grosso; Sergipe; Amapá; Rondônia e Pará.