Deputado Paulo Magalhães defende apoio federal à cacauicultura baiana em comissão da Câmara

O deputado federal Paulo Magalhães (PSD-BA) fez um apelo direto por medidas de apoio à cacauicultura baiana durante a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) realizada na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira (08). Em discurso dirigido ao ministro Carlos Fávaro (PSD), o parlamentar baiano apresentou uma proposta concreta para auxiliar os produtores de cacau do estado, sugerindo o alongamento dos prazos de dívidas e um desconto de 50% nos débitos, mantendo a responsabilidade financeira dos agricultores.

“Este é o momento da cacauicultura baiana receber o apoio do governo. Vamos alongar o débito, dar um rebate de 50%. Estou pedindo que dê um rebate e os cacauicultores vão pagar tudo”, afirmou Magalhães. O deputado ressaltou a importância histórica e econômica do cacau para a Bahia, lembrando que o setor, apesar das dificuldades atuais, mantém plena capacidade de recuperação e geração de riqueza para o estado.

Além da pauta específica do cacau, o parlamentar destacou outras ações do Ministério da Agricultura que beneficiaram diretamente a Bahia. Entre elas, citou o controle eficiente da febre aftosa, que permitiu ao estado sair da zona de risco da doença, protegendo assim um dos maiores rebanhos bovinos do Nordeste. Magalhães também mencionou as medidas preventivas contra a gripe aviária e os resultados positivos das políticas nacionais de incentivo à produção agrícola, que têm contribuído para recordes de safra no estado.

O deputado aproveitou a oportunidade para elogiar a atuação do ministro Fávaro, destacando sua sensibilidade para com as demandas regionais. “Nós temos o privilégio de dizer que Vossa Excelência domina e traz para essa comissão a demonstração do seu conhecimento e sensibilidade”, afirmou Magalhães, lembrando que o PSD acertou ao indicar o nome de Fávaro para a pasta agrícola.

Em um momento mais político de seu discurso, Magalhães vinculou o apoio à cacauicultura ao cenário eleitoral, sugerindo que a medida poderia fortalecer a relação do governo federal com a Bahia. “É a hora de termos a sensibilidade do ministro e a compreensão do presidente Lula para que ele [o governo] volte à Bahia com a mesma consagração que teve na eleição passada”, declarou o parlamentar.

A reunião da comissão teve como um de seus temas centrais a discussão sobre medidas para reduzir os preços dos alimentos no país. O ministro Fávaro apresentou as ações do governo federal para o setor agropecuário, respondendo a questionamentos de diversos parlamentares presentes.

Leia também...