Search
Close this search box.

Moscas carnívoras que estavam “extintas” há quase 200 anos foram encontradas na França

Compartilhar

Moscas carnívoras conhecidas como águias-pescadoras, da espécie Thyreophora cynophila, que eram dadas como extintas desde 1836, há quase dois séculos, foram encontradas em um Parque Nacional no sul da França.

Em fevereiro de 2022, durante uma inspeção de vigilância sanitária, um guarda florestal do parque observou as moscas sobre os restos de um javali em uma zona com neve, a uma altitude de 1.700 metros.

Moscas carnívoras encontradas no sul da França
Foto: Miguel Carles-Tolrá Hjorth-Andersen, F. Compaired, J. Blasco

O homem ficou surpreso ao reparar que não eram moscas comuns, já que essa espécie se diferencia por ter a cabeça laranja, corpo de coloração azul metálica e as asas com um par de manchas pretas.

A mosca foi documentada pela primeira vez no século 18 por um botânico alemão, e se caracteriza por ser mais ativa no inverno, e tirando esse registro, não era encontrada há quase 200 anos.

Esse registro atual, se soma a um caso de 2010, em que um fotógrafo também conseguiu capturar a imagem da mosca, segundo comunicado do Parque Nacional dos Pirenéus da França.

Segundo especialistas, a espécie permaneceu sem ser vista por tanto tempo devido à sua maneira de buscar alimentos, normalmente feita à noite, no inverno e em regiões de difícil acesso, para que profissionais especializados, não consigam observá-los.

Ultimas notícias
810033418147421486