Valença recebe novas viaturas para reforçar segurança pública em ação conjunta entre Estado e União

Em uma importante iniciativa para fortalecer a segurança pública na Bahia, Valença foi uma das cidades contempladas na entrega de novas viaturas às forças policiais, realizada nesta sexta-feira (18) no Farol da Barra, em Salvador. O ato, promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), contou com o repasse de 127 veículos destinados à Polícia Militar, Polícia Civil e Departamento de Polícia Técnica (DPT), além de seis veículos para a Polícia Rodoviária Federal (PRF). O investimento total, somando recursos da União e do Estado, foi de R$ 26 milhões.

Valença, especificamente, será beneficiada com viaturas para reforçar o atendimento da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), um avanço significativo no combate à violência de gênero na região. Além disso, outras cidades, como Porto Seguro, Camaçari e Serrinha, também receberão veículos para o mesmo fim, ampliando a capacidade de resposta das forças policiais às demandas de proteção às mulheres.

No total, 97 viaturas foram destinadas a 45 unidades da Polícia Militar em 16 municípios, enquanto 26 veículos atenderão a 25 unidades da Polícia Civil, em 12 cidades. O DPT também foi contemplado com quatro veículos para suas operações.

Durante a cerimônia de entrega, o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, esteve presente ao lado do ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, e do secretário de Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner. O governador destacou a importância da parceria entre o governo estadual e a União, especialmente no âmbito da segurança pública, enfatizando que essa colaboração possibilita uma maior eficiência nas operações e menor custo para os estados. “Essa parceria da União, com fundo, com planejamento, reduz o custo dos Estados na aquisição de um veículo desses. Além de aportar orçamento, o Governo Federal também aporta estratégia”, afirmou Rodrigues.

O ministro Lewandowski reforçou o conceito de um “SUS da segurança pública”, onde os recursos são permanentes e visam integrar as forças de segurança, tanto federais quanto estaduais e municipais. Segundo ele, a Bahia pode servir de modelo para outras unidades da federação em termos de coordenação e aplicação de estratégias de segurança pública.

A delegada-geral da Polícia Civil da Bahia também celebrou a entrega das novas viaturas, que incluem 12 semiblindadas, fundamentais para o reforço das operações em cidades como Valença, Salvador, Itabuna, e outras regiões do estado. Essa renovação da frota visa fortalecer as operações policiais em áreas estratégicas, garantindo maior eficiência no combate ao crime.

A ação é vista como um avanço na segurança pública em Valença, que poderá contar com uma estrutura mais aprimorada moderna e eficiente especialmente na proteção de mulheres vítimas de violência.

Leia também...