Notícias

Após banho quente em maternidade recém-nascido tem queimaduras de 2º grau

Recém-nascido tem queimadura de 2º grau em aproximadamente 16% do corpo após banho com água quente em maternidade de Aquiraz, no Ceará.

Segundo o G1, a queimadura atingiu as costas e membros inferiores, conforme boletim médico do Instituto Doutor José Frota em Fortaleza onde a criança foi transferida.

Fonte: Reprodução

Ainda conforme o portal, a técnica de enfermagem do Hospital Geral Manoel Assunção Pires que banhou a criança foi afastada nesta quarta-feira (8).

Em nota, a Prefeitura de Aquiraz disse que está prestando assistência para o bebê e para família e que, após receber alta, “o bebê será acompanhado de perto e que ele terá todo apoio hospitalar necessário para o tratamento.”

Segundo o IJF, depois de ser atendido no Núcleo de Queimados, o menino foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica do hospital e tem quadro clínico delicado, mas estável.

Além das lesões, ainda segundo o IJF, o bebê também foi diagnosticado com icterícia neonatal, “sendo assistido com fototerapia e, para a ampliação das barreiras de proteção, uma incubadora foi disponibilizada por meio da articulação com as demais unidades da rede municipal de saúde.”

Avó percebeu bolhas

A avó do menino, Luzirene de Freitas, disse  que o bebê ainda estava na maternidade três dias depois do nascimento por causa da icterícia, mas esperava a alta após resultado de exames. Ela conta que o menino foi levado por uma funcionária do hospital, tomou banho e voltou com as queimaduras.

“A gente estava no hospital desde segunda quando ela (a filha) ganhou o bebê. Hoje [quarta-feira, 8], cinco da manhã, uma enfermeira deu banho nele. Depois entregou o menino e foi embora. Enxuguei ele, ele mamou, e quando foi 9h, ele chorou. Depois vi as bolhas na perna da criança”

Conta Luzirene, que logo em seguida, levou o bebê para ser consultado por uma pediatra.

Após a avaliação da pediatra, o menino foi levado ao IJF, hospital de referência no tratamento de queimados no Ceará.

Fonte: G1

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo