Recente Notícias

Valença: Com aglomeração, engarrafamento e altos decibéis supermercado é inaugurado

Álcool, termômetro e limitação de acesso não foram utilizados para proteção dos visitantes

Na manhã desta quinta (02), o município de Valença, no Baixo Sul, servi de palco para mais uma cerimônia propulsora de aglomeração, cenário ideal para proliferação viral do Corona. Um empreendimento situado no Calçadão, centro comercial da cidade, bloqueou metade da via de passagem, que após a reforma ficou ainda mais estreito, fazendo com que transeuntes disputassem espaço para ir e vir.

Gradis no apertado espaço impedia o ir e vir dos transeuntes.
Foto: LN

Apesar de ser mais um gerador de empregos no município a inauguração foi marcada por descumprimento das diretrizes sanitárias impostas pela secretaria de Saúde do Estado. Nenhum técnico da Vigilância Sanitária esteve presente no local.

O decreto municipal, atualmente, permite eventos somente com a presença de 50 pessoas, mas ficou evidente o descumprimento da lei, mesmo que houvesse bastante euforia, não foi notada a presença de barreira sanitária nem ao menos desinfeção a base de álcool gel, para clientes, ou aferição de temperatura, já que o alvoroço tomou conta do local.

Mini trio ocupou vias e complicou trânsito na região, além das reclamações por extrapolamento dos decibéis permitidos.
Foto: LN

A inauguração ainda comprometeu o trânsito, isso pela permanência insistente de um mini trio que ficou estacionado em meio a via de acesso que corta a Rua Governador Gonçalves, causando engarrafamento e transtorno aos motoristas – ambulâncias não conseguiam acesso rápido pela via.

Empresários que visualizaram a situação entendem caber as autoridades responsáveis reavaliar a própria conduta e fazer valer de fato “o que está escrito no papel”, como disse um dos que nossa equipe dialogou.

É possível que eventos do tipo, que ameaçam a mobilidade e a proteção sanitária, continuem a ocorrer, caso não exista uma posição do poder regulador.

Nágila Kelly

Nágila é estagiária de Livre e formanda em Comunicação Social.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo