Polícia

Justiça Federal investiga advogado de Valença e ex-prefeito da região por crimes

Grampos, fotografias e outras provas estariam nos autos processuais

A Justiça Federal investiga um advogado de Valença e um ex-prefeito da região Baixo Sul por crimes de corrupção, tráfico de influência, advocacia administrativa e associação criminosa.

Segundo informações acessadas pelo jornalista Wellingthon Anunpciação, o advogado quando investigado teria sido flagrado em fotos e vídeos recebendo propina por favorecimento a empresas na esfera pública, além de grampos que a Justiça Federal teria autorizado para investigar o rápido crescimento de bens que estão em nome da família do profissional de direito.

A investigação foi iniciada em abril de 2020, após o recebimento da denúncia de uma empresa, informando ter sido vítima de um grupo composto por um empresário, um – a época – prefeito e um advogado.

Com o avanço das investigações, foi possível verificar a verossimilhança dos fatos alegados, sendo constatado que o grupo solicitou contrapartida financeira para atuar junto a pareceres e dar vantagens a empresas.

Os investigados, assim que expostos pela Justiça Federal, poderão responder pelos crimes de corrupção passiva (art. 317 CP), corrupção ativa (art. 333 CP), tráfico de influência (art. 332 CP), advocacia administrativa (art. 321 do CP) e associação criminosa (art. 288 CP), com penas que podem alcançar 12 anos de reclusão.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo