OpinandoRecente Notícias

A comparação entre atletas olímpicos mirins e a juventude no Brasil

Durante as Olimpíadas de Tóquio 2021, Rayssa Leal, a fadinha do skate, se tornou a atleta brasileira mais jovem a receber uma medalha olímpica. Nessa perspectiva, surgem as comparações nas redes sociais em relação as meninas que engravidam na adolescência e o grupo juvenil que não teve incentivo ao esporte para que essa conquista seja comum entre os jovens no Brasil.

Imagem: Redes Sociais.

Paralelamente ao descaso das esferas governamentais nessa questão, é fundamental o debate acerca da falta de educação sexual nas escolas e no âmbito familiar, além da falta de investimentos nesse setor para ampliar o conhecimento do grupo em pauta, uma vez que ambos são impasses para reduzir os índices da gravidez em pubescentes.

Uma das justificativas para a causa, está relativa à ausência de estímulo ao atendimento médico ginecologista para meninas após a menarca, sobretudo a conscientização dos pais para com os seus filhos acerca da necessidade do uso de contraceptivos em relações sexuais. No entanto, o rol sexual ainda é um tabu nas famílias tradicionais do Brasil.

Outro ponto, diz respeito a escassez ao fomento às atividades esportivas para crianças no país, que ao longo dos anos causam até frustrações aos que acompanham as Olimpíadas e percebem que não foram oportunizados com esta prática na infância.

Portanto, fica evidente a desigualdade na comparação entre atletas olímpicos que tiveram oportunidades e apoio familiar aos jovens que dependem do Governo para alcançar medalhas esportivas a nível mundial. Ademais, os pais precisam primeiramente, estar abertos a conscientização sobre a relevância da educação sexual na vida dos seus filhos. Por isso, cabe aos ministérios da Saúde e da Cidadania desenvolverem melhores projetos para atender esta demanda, e por meio da mídia alertar os pais sobre a abordagem do processo ensino-aprendizagem de conteúdos relacionados com a sexualidade.

Raylane Santos

Raylane Santos é jornalista de Livre Notícias e Analista de Figuras Públicas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo