Notícias

Por aval do INEMA milhares de pessoas são prejudicadas em Valença

Foto: Samuel Góes.

A estação de tratamento de efluentes da Companhia Industrial Valença, no Baixo Sul da Bahia, há anos vem causando transtornos aos moradores próximos ao espaço, sem falar que, aparentemente, os resíduos não estão sendo devidamente tratados, pois o líquido com uma grande quantidade de espuma é encaminhado ao Rio Una, prejudicando ainda mais o recurso hídrico.

“Tento almoçar, mas o cheiro é insuportável. Não sei o que é dignidade há anos. Tenho fé em Deus de vender minha casa”, diz uma moradora que não quis se identificar.

Em abril deste ano, a Secretaria do Meio Ambiente de Valença (SEMA) foi convocada pela Associação de Moradores da comunidade para vistoriar a estação. A ação foi feita com um drone para captar as imagens aéreas e obter uma melhor visualização do espaço.

Apesar da SEMA ter sido convocada para resolver o problema da comunidade, o órgão municipal não é responsável por esta fiscalização, e sim o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA).

De acordo com a SEMA, seria feito uma solicitação à CVI e ao INEMA das certidões de conformidade do empreendimento. Além disso, foi feito um abaixo assinado pela comunidade em prol da resolução do incômodo.

Ainda segundo a SEMA, após a análise das documentações necessárias, e caso o equipamento não esteja dentro dos padrões, o município dará um prazo para que a CVI se adeque a legislação ambiental respeitando o meio ambiente, os moradores e o Rio Una.

A redação entrou em contato com os setores de assessoria do Instituto no último dia 29 de junho, explicou a situação e questionou o bom funcionamento do equipamento usado no tratamento de efluentes da CVI e sobre a fiscalização por parte do órgão, entretanto, até a publicação desta reportagem não houve retorno.

Raylane Santos

Raylane Santos é jornalista de Livre Notícias e Analista de Figuras Públicas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo