Recente Notícias

Jairo tem conta de instagram clonada

Escritório do facebook verificou conta do gestor após clonagem

Um perfil fake esteve se passando pelo prefeito Jairo Baptista (PP), de Valença, no Baixo Sul, nos últimos meses e captando inclusive seguidores da rede social instagram do alcaide e, segundo informações, dialogando no direct do aplicativo.

A Abrange Assessoria e Publicidade, especializada em comunicação e atuante no mercado reputacional de figuras públicas, atuou no gerenciamento da crise – uma vez que a conta fake retirou do ar o perfil oficial do prefeito por duas vezes. “Nós atuamos junto ao escritório do facebook em São Paulo, contamos com o apoio do diretor Conrado Leister, que compreendeu toda a situação e em 24hs tínhamos uma conta verificada e agora oficial, sem dúvidas de quem é ou não”, explana aos risos Deisiele Ramos, diretora do departamento de Social Media da Abrange, responsável pela assessoria pessoal do prefeito.

Foto: Print Redes Sociais

O clone de contas é crime no país. A simples utilização indevida da imagem já constitui-se em nítida violação punível, onde a pessoa lesada pode buscar reparação cível. Agora, se a utilização da imagem também vem com dados pessoais da pessoa “clonada”, temos a transgressão do crime de falsa identidade, previsto no artigo 307 do Código Penal, quando não, se houver interesse em prejudicar direito ou criar obrigação, teremos um crime mais grave, que é a falsidade ideológica, prevista no artigo 299 da legislação citada.

Perfil fake conseguiu mais seguidores e copia postagens do alcaide.
Foto: Print Redes Sociais

A conta @prefeitojairo deverá ser excluída nas próximas horas da rede social instagram, segundo Conrado, por violar regras importantes. Entre elas, passar-se pela maior autoridade do município: o prefeito.

Wellingthon Anunpciação

Jornalista Especialista em Comunicação Política

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo