Notícias

Recém-nascidos de Feira de Santana estão sem tomar vacina BCG por falta de seringas

Foto: Reprodução.

Crianças recém-nascidas de de Feira de Santana (BA) estão sem tomar a vacina BCG por falta de seringas no município. De acordo com o secretário municipal de Saúde da cidade, Marcelo Britto, a escassez do produto se deve à grande demanda pela compra de seringas com agulhas mais finas para aplicar a vacina da Pfizer contra a Covid-19, cuja dosagem é parecida com a da BCG.

“A BCG também requer uma dosagem menor de 0,5 ml. Para isso, a seringa especial possui agulhas mais finas. Entretanto, o mercado tem atendido à campanha desta pandemia, especificamente na aplicação da Pfizer”, explicou.

O títular da pasta destacou ainda que a gestão municipal está à procura das seringas pelo Brasil e no exterior, porém tem encontrado dificuldades para encontrá-las. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recebia as seringas e as vacinas pelo Núcleo Regional de Saúde (NRS), que também está com a mesma dificuldade.

Com a falta de seringas para vacinação da BCG, as crianças menores de 5 anos deixam de estar protegidas contra doenças graves, como meningite e a tuberculose. Fonte: bahia.ba.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo