Notícias

Valença: SAAE lança campanha de incentivo para a instalação de caixa d’água nas residências

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Valença, no Baixo Sul da Bahia, lançou uma campanha de incentivo a população para a instalação de caixa d’água nos imóveis, com o intuito de fazer com que os clientes mantenham o abastecimento a curto prazo caso houver desligamentos do sistema.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT recomenda que todo imóvel deve ter caixa d’água com capacidade para atender às necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. No caso de residência de tamanho pequeno, a reserva mínima deve ser de 500 litros.

Esta recomendação, além de garantir o conforto e o abastecimento das pessoas durante uma interrupção no fornecimento de água, contribui para manter o equilíbrio de todo o sistema da autarquia.

Além disso, de acordo com o Art.7º da Lei Municipal N° 1.890 de 29 de maio de 2007, que institui o Código de Edificações e Obras do município de Valença “Os projetos de construção e reforma de edificações deverão atender a padrões mínimos de segurança, conforto, salubridade e acessibilidade previstos em normas técnicas fixadas pela legislação pertinente e pela Associação Brasileira de Nomas Técnicas (ABNT)”.

Por isso, a instalação de caixa d’água é fundamental para garantir o abastecimento de água quando houver interrupções. O reservatório evita que os moradores de determinada localidade fiquem sem água durante as paradas no fornecimento em função de obras no sistema de abastecimento ou até mesmo na falta de energia elétrica.

O SAAE Valença é responsável pelo controle de potabilidade da água até o hidrômetro, que é o ponto de entrada na casa do consumidor. No entanto, também é necessário manter os cuidados na instalação, manutenção e limpeza do reservatório doméstico.

Raylane Santos

Raylane Santos é jornalista de Livre Notícias e Analista de Figuras Públicas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo