Notícias

IFBA abre inscrições gratuitas para Processo Seletivo dos cursos técnicos 2021 com seleção por histórico escolar

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) abriu nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, as inscrições para o Processo Seletivo Gratuito dos Cursos Técnicos. O processo será todo on-line e o acesso às vagas da instituição ocorrerá com base nas notas do histórico escolar.

“Por causa do contexto pandêmico o Processo Seletivo precisou se adequar à realidade do distanciamento social, então, nós fizemos mudanças que são emergenciais e não definitivas”, explica a reitora Luzia Mota sobre a não realização de prova, em 2021, e adoção da análise de notas do histórico escolar. “A inscrição também será gratuita para garantir que nesse momento de crise os estudantes em qualquer lugar da Bahia possam se inscrever para os nossos cursos”, conclui a reitora.

Serão 1589 vagas para os cursos Integrados (Ensino Médio integrado ao profissional), 1315 vagas para os cursos Subsequentes (Ensino profissional para quem terminou o Ensino Médio) e 50 vagas para os cursos Concomitantes (Ensino profissional concomitantemente ao Ensino Médio de outra Instituição), totalizando 2.954 vagas para Bahia. Os estudantes poderão escolher até duas opções de curso de uma mesma forma no campus de sua escolha.

As notas analisadas serão: dos 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental para os Cursos Integrados e Concomitante; e do 1º e 2º ano do Ensino Médio para os Cursos Subsequentes. As notas que não estiverem no padrão numérico deverão ser informadas conforme as orientações do anexo do edital, na tabela de equivalência de conceitos e notas.

Para a realização da inscrição, os estudantes que ainda não tiverem obtido o histórico escolar a tempo pela escola poderão, excepcionalmente, apresentar declaração de histórico escolar assinada pelo responsável pela escola conforme modelo disponível no edital ou “atestado escolar” onde constem as notas e o nome completo do candidato (em papel timbrado, carimbado e assinado pelo responsável da escola) ou o conjunto dos boletins (em papel timbrado, carimbado e assinado pela escola). Mas na hora da matrícula o histórico escolar será obrigatório.

As inscrições vão até 16 de abril de 2021 no site http://www.selecao.ifba.edu.br.

Sistema de cotas – O IFBA tem reserva de 50% das vagas para candidatos que estudaram em escola pública, com critérios socioeconômicos (subdivididos entre renda bruta familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita e renda bruta familiar superior a 1,5 salário-mínimo per capita) e étnico-raciais (candidatos que se autodeclarem pretos, pardos e indígenas). Também há reserva de vagas para candidatos com deficiência.

As vagas dos cursos Integrados são para os campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salvador, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista. Para os cursos Subsequentes as vagas disponíveis são dos campi de Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Ilhéus, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho, Ubaitaba e Vitória da Conquista. Para o curso Concomitante as vagas são para o Campus Lauro de Freitas.

Fonte: Atualiza Bahia.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo