Notícias

Ituberá: A realização de velórios é proibida para pessoas mortas por covid-19

A Prefeitura de Ituberá, no Baixo Sul, por meio do Decreto Nº 24/2021, adequa as medidas municipais quanto a realização de velórios e funerais, seguindo a recomendação estadual durante a pandemia da COVID-19. 

Considerando a situação de calamidade pública em saúde, em razão da pandemia, reconhecida no Estado da Bahia, pelo Decreto Nº 20.048, de 07 de outubro de 2020. 

De acordo com o Ministério da Saúde, recomenda-se a suspensão dos velórios por tempo indeterminado, com a presença de familiares e amigos limitada ao mínimo possível. E caso o velório seja realizado, recomenda-se manter a urna funerária fechada durante todo o velório e funeral. Como medida sanitária para minimizar a disseminação do coronavírus. 

O Decreto Nº 24 estabelece que ficam vedadas cerimônias fúnebres e velórios dos falecidos, decorrentes de casos confirmados ou suspeitos por conoravírus. O sepultamento deve ser realizado no máximo duas horas após a liberação do corpo pelas autoridades competentes, a urna deve permanecer lacrada e o acompanhamento do funeral deve acontecer com até 10 pessoas. Recomenda-se que pessoas dos grupos de risco não acompanhem o funeral. 

As medidas de higiene devem ser adotadas, como uso de máscaras de proteção facial, higienização das mãos, e evitar apertos de mãos, abraços ou outros tipos de contatos físicos. 

Quando for o caso, os familiares ou responsáveis legais devem assinar o termo de ciência e concordância dos procedimentos e protocolos de segurança a serem seguidos durante o sepultamento. 

Fonte: Prefeitura de Ituberá

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo