Notícias

Valença: Emissão de gases tóxicos da CVI assusta moradores

Valença-Ba

A Companhia Valença industrial – CVI, no Baixo Sul do estado da Bahia, é a única fábrica têxtil do município que há décadas é geradora de emprego e renda para a população valenciana. Entretanto, se destaca também por causar transtornos aos moradores das proximidades em que se localiza a usina, além de ser uma das mais poluentes de toda a região.

Nos últimos dias, leitores flagraram uma grande emissão, fora do normal, de gases tóxicos através das chaminés da fábrica, deixando-os preocupados com a situação. Foi chamado a atenção também de um forte odor que já é comum nas ruas próximas, porém as pessoas relatam que existe algo incomum há muitos anos.

Valença-Ba

Em 2018, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Valença, solicitou a fábrica o uso de um filtro para reduzir a emissão de gases poluentes à atmosfera, mas ao que parece, a norma não está sendo cumprida.

Segundo dados da ONU Meio Ambiente, a indústria têxtil é uma dos maiores motores econômicos do mundo. Contudo, o setor se sobressai por ser uma das mais poluentes do planeta, além de ser também o segundo que mais consome água e emite até 10% dos gases estufa na face da Terra.

Raylane Santos

Raylane Santos é jornalista de Livre Notícias e Analista de Figuras Públicas.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo